Vídeo mostra força de enxurrada em voçoroca em Buriticupu, no Maranhão
Um vídeo gravado por um morador de Buriticupu, no Maranhão, mostra a força de uma enxurrada em uma das voçorocas que ameaçam o município, durante uma forte chuva na manhã desta quinta-feira (18). Nas imagens (veja abaixo) é possível ver a intensidade com que a água desce pela cratera, aumentando ainda mais o fenômeno erosivo.
As 26 crateras que avançam por Buriticupu há pelo menos 30 anos preocupam os moradores locais. No dia 9 de maio, uma casa foi ‘engolida’ por uma das voçorocas, após um deslizamento de terra ocorrido em uma rua do bairro Vila Isaías. Segundo o Corpo de Bombeiros, a residência já havia sido evacuada e não houve vítimas.
Historicamente, segundo pesquisadores, mais de 50 casas já foram engolidas pelas crateras nas últimas décadas, e cinco pessoas morreram ao caírem nas voçorocas de Buriticupu.
No dia 1º de maio, o policial militar aposentado José Ribamar Silveira caiu dentro de uma das crateras enquanto manobrava uma caminhonete.
A queda foi de uma altura de, aproximadamente, 80 metros e ele teve várias fraturas. José foi encaminhado para São Luís e segue internado no Hospital do Servidor.
Voçoroca é um problema antigo na cidade
As voçorocas são o nome científico do fenômeno erosivo que atinge o lençol freático e Buriticupu tem uma das maiores concentrações do fenômeno no país. São 26 crateras que avançam pela cidade há pelo menos 30 anos.
Assista ao vídeo: