Vida Saudável

Você sabia que alguns tipos alimentos encolhem seu cérebro?

Somos o que comemos, disse o filósofo e antropólogo Ludwig Feuerbach em meados do século XVIII, e ele não estava errado. Agora a ciência está provando que a comida que consumimos não apenas nos faz ter mais ou menos satisfação, mas que estamos também propensos a desenvolver certas doenças, como também influenciam a saúde de nosso cérebro.

Diga-me o que você come e eu vou te dizer o quão grande é o seu hipocampo

Nosso cérebro é o centro do controle de nossos pensamentos, emoções, memórias e comportamentos. Também intervém em funções fisiológicas como o ritmo cardíaco e respiratório, por isso não é estranho que consuma 20% da energia do corpo. Essa energia vem da comida.

A comida, no entanto, não é uma mera fonte de energia, ela também influencia a produção de  neurotransmissores , biomoléculas que permitem a transmissão de informações de um neurônio para outro. Isso significa que o que comemos influenciará – positiva ou negativamente – nosso funcionamento cerebral e poderá até mesmo alterar sua estrutura.

Um estudo publicado recentemente no prestigioso  BMC Medicine  descobriu que pessoas que consomem regularmente bebidas açucaradas, salgadinhos e carne processada têm um hipocampo menor . Em outras palavras: hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes podem estar encolhendo nosso cérebro, ou pelo menos uma parte importante deste, precisamente a área associada com a memória e aprendizagem.

Esses neurocientistas, da Deakin University e da Australian National University , pediram a 255 pessoas de 60 a 64 anos que relatassem sua dieta habitual e realizaram ressonância magnética de quatro anos. Eles descobriram que aqueles que tinham uma dieta rica em gorduras saturadas, sal e açúcar mostraram uma redução do hipocampo, independentemente do sexo, educação, nível de atividade física ou doenças que sofreram. Isso significa que não importa o quanto você treine seu cérebro ou quanto esporte você pratica, comer mal vai custar caro .

Por que é tão importante cuidar do hipocampo?

O hipocampo é uma estrutura cerebral muito importante por dois motivos:

1. É o epicentro do aprendizado e da memória. O hipocampo está envolvido na consolidação da memória a curto e longo prazo, de modo que as pessoas que apresentam algum dano nessa estrutura geralmente sofrem de amnésia e déficits seletivos na memória declarativa. O hipocampo nos ajuda a processar e lembrar tanto as informações espaciais quanto as situações em que vivemos. De fato, um estudo publicado na revista  Brain  revelou que em doenças que afetam a memória, como a doença de Alzheimer, há uma redução do hipocampo , que pode perder até 8% de seu volume por ano.

2. Facilita a neurogênese. Todos os dias perdemos muitos neurônios. Felizmente, o hipocampo é responsável por substituir alguns deles. No giro irregular do hipocampo, 700 células nervosas são formadas a cada dia, de acordo com um artigo publicado na revista Cell , que são então transformados em neurônios ou outros tipos de células cerebrais. A neurogênese é fundamental porque nos ajuda a manter nosso desempenho cognitivo e nos permite continuar aprendendo ao longo da vida.

Portanto, um hipocampo menor não implica apenas perda de memória, mas também outras funções cognitivas, já que a capacidade de “auto-reparo” do cérebro é reduzida.

O fast food, rico em gorduras saturadas, açúcar e sal, não apenas “encolhe” nosso cérebro, mas também gera estados emocionais negativos . Por exemplo, um  estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e da Universidade de Granada encontrou uma ligação entre o consumo de doces industriais e fast food com depressão . Por outro lado, pesquisadores da  Universidade da Califórnia avaliaram que alimentos ricos em gorduras saturadas aumentam a irritabilidade e a agressividade.

Tudo não está perdido: alimentos saudáveis ​​para o cérebro

A boa notícia é que uma dieta saudável, rica em frutas, legumes e peixe, ajuda a manter o cérebro saudável e evita a redução do volume do hipocampo. Peixe rico em ácidos graxos ômega-3 , por exemplo, são ideais, pois cerca de 60% do cérebro é composto de gorduras. Ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico são as formas mais importantes de ômega 3 para o funcionamento do cérebro, uma vez que são utilizados em membranas celulares e promovem a formação de novas células nervosas.

Os grãos integrais em vez de carboidratos refinados, são uma excelente fonte de energia para o cérebro. Também é recomendado o consumo de mirtilos e açafrão pois ambos têm um poderoso efeito antioxidante e antiinflamatório, tornando-os ideais para o cérebro.

de chocolate , açúcar livre e com um alto teor de cacau, que também melhora as funções cognitivas, permite-nos para ficar alerta e melhorar nosso humor. E não podemos esquecer os ovos , longa demonizado, mas eles realmente são uma excelente fonte de colina, um micronutriente que o nosso corpo usa para fazer acetilcolina, um neurotransmissor que ajuda a regular o humor e melhora a memória.

Publicado originalmente no site Vida Y Estilo

Saber Viver Mais

Viva Mais! Viva Melhor!

Recent Posts

Netflix revela teaser do filme interrompido por problemas de saúde de Jamie Foxx

A Netflix divulgou o trailer de “De Volta à Ação”, comédia que tirou Cameron Diaz…

3 horas ago

A Netflix traz o filme mais esperado do último ano

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de…

22 horas ago

5 Lançamentos da Netflix em novembro de 2024

Superbad – É Hoje | 01/11/2024 Não recomendado para menos de 16 anos Evan (Michael…

22 horas ago

Os dois eletrodomésticos que você nunca deve colocar juntos na cozinha

Deixar esses eletrodomésticos juntos pode interferir no bom funcionamento de ambos É comum a gente…

2 semanas ago

10 traços sutis de um casamento que está prestes a acabar

Todo casamento tem obstáculos para superar. A vida de casado pode parecer dirigir um carro…

2 semanas ago

5 características comuns de homens não casáveis, segundo a psicologia

Esses cinco homens vão te manter acordada à noite, e não de um jeito bom.…

2 semanas ago